Chá das folhas e cascas do cajueiro

O cajueiro é uma planta de características tropicais, de tronco e galhos tortuosos, tipicamente brasileira e de grande porte podendo alcançar até 20 metros de altura. Ela está presente em praticamente todo o litoral nordestino e sua fruta é utilizada pelos brasileiros desde a época de seu descobrimento como alimento na forma fresca ou em bebidas fermentadas.

A parte mais consumida da planta é o caju que possui uma casca fina, podendo obter a cor amarela alaranjada ou de tom mais avermelhado e variando de tamanho de acordo com a espécie de cada planta. Ele é rico em vitamina C, proteínas, fibras entre outras substâncias benéficas ao nosso organismo. Mas ao contrário do que muitos pensam o caju não é o verdadeiro fruto do cajueiro, este é o pseudofruto que se forma a partir do pedúnculo floral, o fruto propriamente dito é a castanha que se prende à extremidade da flor. É comum encontrar pontos de venda de castanha nas estradas pelo litoral do nordeste onde o fruto aparece com abundância.


Propriedades do caju

O caju, flor do cajueiro, tem propriedades que ajudam a tratar de males comuns do nosso organismo. São elas:

Antidiabéticas
Antinflamatória
Depurativas
Diurética
Vermífuga
Expectorante
Antiasmática
Antidiarreica
Adstringentes
Contudo a castanha e o caju não são a única parte utilizada da planta, apesar de pouco comum, também podemos fazer uso das folhas e das cascas do cajueiro para a confecção de um chá altamente benéfico à saúde.
Indicações e benefícios do chá

Além de ser considerado afrodisíaco este chá possui diversas indicações podendo tratar males diferentes tendo um uso bastante flexível. Para o uso interno o chá é indicado para:

Retenção de líquidos
Tosse
Catarro
Cólicas
Fraqueza
Problemas de pele
Hipertensão
Para o uso externo:

Inflamação na garganta e aftas na forma de gargarejo
Tumores
Inflamações vaginais
Frieiras e cansaço dos pés – tendo o uso indicado no banho
Como fazer?

Você precisará de 2 colheres de sopa das folha e cascas do cajueiro em pedaços pequenos para cada litro de água.
Misture os dois e leve ao fogo e após a fervura deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Após este período desligue o fogo e deixe abafado por mais 10 minutos.
É indicado que seja consumido 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.