A acerola é uma das frutas mais ricas em vitamina C, que também é conhecida como ácido ascórbico. A vitamina C é fundamental para síntese de colágeno, proteína que dá resistência à pele, ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos. A vitamina C também é importante para a absorção intestinal de ferro e um potente antioxidante, diminuindo a ação dos radicais livres sobre as células do organismo atuando no combate ao envelhecimento.
A deficiência de vitamina C é caracterizada por dificuldade na cicatrização, por defeitos na formação dos dentes e fragilidade aumentada dos vasos sanguíneos.
A acerola é uma fruta pertencente da família das ” Malpighiaceae “. Também conhecida como cereja-das-antilhas e cereja-de-barbados, leva estes nomes, devido a sua origem e semelhança com a cereja e foram os europeus que deu estes nomes. Sua origem é nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul. Foi introduzido no Brasil por volta de 1955, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, desde então tem-se feito pesquisa e divulgação desta rica fruta. E hoje é comum encontrar acerola, nos quintais, sítios, chacaras e fazendas. No Brasil acredita-se que há cerca de 10.000 ha. E a região do Nordeste que mais se destaca, principalmente nos estados: da Bahia, Ceará, Pernambuco e Paraíba.
Indicações na terapia:
- AIDS e Câncer - Fazer refeições exclusivas de acerola. Tomar 1 a 2 copo de suco ao dia. Uma alimentação orgânica e seguir a serio as orientações medicas.
- Estresse – Tomar um copo de suco em jejum ou comer umas frutinhas.
- Gripe e Resfriado – Tomar um copo de suco de acerola varias vezes ao dia.
- Reumatismo – Fazer refeições exclusivas de acerola. Tomar 1 a 2 copo de suco ao dia.
- Rubéola e Varicela - Fazer bom uso do suco e acrescentar acerola na alimentação.