Aloe vera

A babosa (aloés) é conhecida dos seres humanos há milênios, desde a pré-história. Pela imensa quantidade de benefícios e devido à presença de diversas substâncias bioativas a babosa é considerada o alimento mais completo que existe.  Embora algumas pessoas pensem que ela tenha surgido no Norte da África ou Oriente Médio, a planta e suas várias espécies estão distribuídas em praticamente todos os continentes e todos os povos antigos conheciam o valor dos seus extratos naturais. As propriedades farmacológicas, quer benéficas, quer tóxicas em determinadas espécies, têm sido objeto de estudo de vários laboratórios farmacêuticos e universidades.
Nesta última década houve um grande aumento da procura da população mundial por fitoterápicos e chás com ações benéficas, como registrado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Vários cientistas em centros de pesquisas internacionais estão cedendo ao uso terapêutico de ervas medicinais  e muitos estudos têm sido publicados com a utilização principalmente de Aloe barbadensis var.Miller em vários ramos de pesquisa sobre enfermidades humanas. Esta espécie é a que mais concentra elementos nutritivos em seu cerne gelatinoso e sua toxicidez para o organismo humano é nenhuma.
Os benefícios da babosa têm chamado a atenção da comunidade científica que tem procurado estudá-la de maneira mais profunda em relação às conhecidas enfermidades. Ababosa também é utilizada como alimento e em algumas culturas como fitoterápico. No Brasil, ela pode ser considerada como um nutracêutico, ou seja, funciona como alimento que complementa nossa dieta com substâncias nutritivas raras que trazem melhora das funções do organismo humano.